
O prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião (União), agradeceu ao presidente Lula pelos esforços do governo para resgatar comitiva em Israel em meio ao conflito com o Irã. Ele ficou preso por quatro dias na cidade de Kfar Saba, a 24 km de Tel Aviv.
O vídeo foi gravado na madrugada deste domingo (15). “Parece que mais um dia vencido aqui em Israel. Acredito que a partir de agora a gente já possa dormir com tranquilidade. Agradecer a intervenção do governo federal, hoje recebi a ligação da ministra Gleisi Hoffmann mostrando o cuidado que o governo federal está tendo em tentar, de alguma forma, nos levar de volta para o nosso país”, disse o prefeito.
A comitiva, com membros da Confederação Nacional de Municípios, deixou Israel e chegou à Jordânia nesta segunda (16), passando pela fronteira entre os países de ônibus.
O Itamaraty afirmou que tem conversado com o Ministério das Relações Exteriores local e que a embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato com autoridades israelenses em busca de “garantias de segurança para que possam retornar ao Brasil assim que as condições permitirem”.
O prefeito viajou para Israel no último dia 8, a convite do governo local, para participar de uma feira de tecnologia. Sua volta para o Brasil estava prevista para esta sexta (20), mas o conflito com o Irã antecipou seus planos.
Damião gravou um vídeo na madrugada de sexta (13) de dentro de um bunker em Israel. Na ocasião, ele afirmou que o espaço aéreo estava bloqueado e aguardava respostas de autoridades para deixar o país.
Além do prefeito de BH, fazem parte da delegação que deixou Israel e foi para a Jordânia nesta segunda: