Durante o cumprimento das ordens judiciais, 26 pessoas foram presas em flagrante por envolvimento direto com os crimes investigados. Segundo a Polícia Federal, a ação representa a continuidade do trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, realizada em 12 de março deste ano. O esforço ininterrupto da corporação visa identificar, prender e responsabilizar autores de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, especialmente no ambiente virtual.
O balanço de 2025 revela a dimensão do problema e o empenho da PF no combate a esses crimes: somente entre janeiro e abril, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da justiça por delitos sexuais, que estavam pendentes de execução.
A Polícia Federal também reforçou a importância da atuação preventiva por parte das famílias. Em nota, o órgão alertou: “A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.”