noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Lula reforça aliança com a China e defende o livre comércio e o multilateralismo

Em encontro com chanceler Wang Yi, presidente defende ampliação da cooperação bilateral entre Brasil e China

Publicada em 01/05/25 às 12:18h - 10 visualizações

Brasil 247


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula reforça aliança com a China e defende o livre comércio e o multilateralismo  Compartilhar a noticia Lula reforça aliança com a China e defende o livre comércio e o multilateralismo  Compartilhar a noticia Lula reforça aliança com a China e defende o livre comércio e o multilateralismo

Link da Notícia:

Lula reforça aliança com a China e defende o livre comércio e o multilateralismo
 (Foto: @ShiIsabela/X)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta quarta-feira (30) com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em mais um gesto de aproximação estratégica entre os dois países, relata a CGTN.

Durante o encontro, realizado em meio ao crescente protagonismo do Sul Global, Lula afirmou que Brasil e China construíram uma sólida relação de confiança mútua, aprofundando a parceria em diversos setores.

Segundo Lula, o Brasil está empenhado em intensificar os intercâmbios de alto nível com Pequim, ampliar os laços comerciais e fortalecer colaborações em áreas como finanças e energia. Ele destacou ainda o interesse comum em manter uma postura firme diante de medidas protecionistas adotadas por outras nações.

Ainda segundo o presidente, o Brasil está disposto a atuar ao lado da China na defesa do livre comércio, na sustentação das normas internacionais e no combate a ações que afrontem a justiça global.

Por sua vez, Wang Yi ressaltou que a China está disposta a avançar na implementação dos consensos firmados entre os dois chefes de Estado. O chanceler enfatizou o compromisso chinês com o multilateralismo, a cooperação no âmbito do BRICS e a construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado.

O encontro reforça o papel que Brasil e China têm desempenhado como eixos de uma nova ordem multipolar, marcada pela busca de equidade nas relações comerciais e pela crítica às estruturas tradicionais de poder. A reunião também evidencia a intenção de ambos os países de liderarem, juntos, uma resposta coordenada contra medidas econômicas coercitivas como as dos Estados Unidos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO