Na oração, Leão XIV fez um apelo por paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza, além de pedir cessar-fogo imediato e ajuda humanitária, e prestou uma homenagem ao antecessor, Francisco, falecido em abril.
O pontífice também fez referências à guerra entre Israel e o Hamas”Que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil, que sejam libertados todos os reféns”, disse, para depois celebrar o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Leão XIV lembrou a Segunda Guerra Mundial, finalizada há exatos 80 anos: “No cenário dramático de uma terceira guerra mundial, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais”.
“Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz”, completou.
A expectativa da Santa Sé é de que este encontro do pontífice e seus fiéis reuniu cerca de de 150 mil pessoas na Praça de São Pedro.
O papa saudou aos que estavam na praça em diversos idiomas. Leão XIV também parabenizou as mães nesse seu dia.
Veja a agenda do papa para os próximos dias: