O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, nesta segunda-feira (12), a uma intensa agenda de compromissos em Pequim, na China, onde está desde sábado (10) em visita oficial.
Logo pela manhã, Lula se reúne com os CEOs de duas importantes corporações chinesas: Lei Zhang, da Envision Energy, e Cheng Fubo, da Norinco. A Envision atua no setor de turbinas eólicas, enquanto a Norinco é uma corporação industrial de grande porte, com atuação nas áreas de defesa, setor automotivo, produtos químicos, eletrônicos e fabricação de máquinas.
Os encontros acontecem no hotel onde o presidente está hospedado, ainda na noite de domingo no horário de Brasília.
Encontro com empresários da saúde e seminário Brasil-China
No período da tarde, já madrugada de segunda-feira no Brasil, Lula mantém o foco no setor empresarial, participando de uma reunião com representantes de empresas da área de saúde. Em seguida, serão assinados acordos bilaterais.
Ao final do dia, o presidente brasileiro participa da cerimônia de encerramento do seminário Brasil-China, que conta com a presença de empreendedores dos dois países.
Cúpula Celac-China e reuniões de Estado com Xi Jinping
A agenda oficial continua na terça-feira (13), com a participação de Lula na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com o governo chinês. A Celac é atualmente a única organização que congrega quase todos os países da América Latina.
Na mesma data, Lula terá encontros com autoridades chinesas de alto escalão, incluindo:
Está prevista a assinatura de ao menos 16 acordos bilaterais durante a visita de Estado.
Chegada à China e retorno ao Brasil
Lula desembarcou em Pequim na noite de sábado (10), ao lado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva de ministros. A viagem à China ocorre logo após a visita do presidente à Rússia, onde se encontrou com Vladimir Putin e participou da cerimônia de 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
O retorno ao Brasil está previsto para quarta-feira (14).