Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em 23 estados. O aviso laranja, classificado como “Perigo”, prevê acumulados entre 50 e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h no Norte e Nordeste, afetando Ceará, Maranhão, Piauí e Tocantins. No Sul, Paraná e Santa Catarina também estão sob alerta, com chuvas entre 30 e 60 mm por hora e risco de alagamentos e deslizamentos.
Além desses avisos, um alerta de “Perigo Potencial” cobre partes de todas as regiões do país, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. O volume expressivo de precipitação registrado no início de março está relacionado à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que intensifica a umidade na atmosfera.
Segundo o Climatempo, a ZCIT é formada “quando os ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul se encontram sobre o oceano, carregados de umidade”. Esse encontro cria uma faixa de instabilidade que avança em direção ao continente, sendo responsável pelas conhecidas “águas de março”.