noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Brasil / Cultura / Educação

Psol vai ao Supremo Tribunal contra suspensão do processo de Alexandre Ramagem

Deputado é acusado de participação em tentativa de golpe de Estado

Publicada em 08/05/25 às 17:18h - 8 visualizações

Rádio Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Psol vai ao Supremo Tribunal contra suspensão do processo de Alexandre Ramagem  Compartilhar a noticia Psol vai ao Supremo Tribunal contra suspensão do processo de Alexandre Ramagem  Compartilhar a noticia Psol vai ao Supremo Tribunal contra suspensão do processo de Alexandre Ramagem

Link da Notícia:

Psol vai ao Supremo Tribunal contra suspensão do processo de Alexandre Ramagem
 (Foto: Reprodução)
O Psol vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão da Câmara de suspender o processo contra o deputado Alexandre Ramagem, do PL do Rio de Janeiro. Será uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Ramagem responde na Suprema Corte por participação na tentativa de golpe de Estado e organização criminosa, entre outros delitos.

Ele é o único parlamentar acusado de envolvimento no caso. Ao barrar o processo, a Câmara usou com base no artigo 53 da Constituição Federal que diz que, em caso de crime após a diplomação, cabe à Câmara ou ao Senado suspender a ação.

Em abril, o Supremo chegou a enviar um ofício à Câmara, informando que, segundo a Constituição, só poderiam ser suspensas ações por crimes após a diplomação de Ramagem como deputado. O que incluiria apenas os crimes por dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Aqueles que ocorreram antes da diplomação - associação criminosa armada, golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito - ficariam de fora.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, ainda alertou para o fato de a proposta incluir todos os 34 acusados e não apenas Ramagem.

O relator, deputado Alfredo Gaspar, do União de Alagoas, no entanto, se defendeu.

Não bastaram os apelos. O presidente da Casa, Hugo Motta, incluiu a proposta em votação. E não admitiu emendas ou discussão.

Essa possibilidade de suspender ação penal contra o deputado está na Constituição desde 2001, mas, na prática, nunca havia sido aplicada.

Edição:
Sâmia Mendes / Liliane Farias



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO