noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Política / Economia / Mundo

Braga Netto abraçou tentativa de golpe para não perder influência, diz cúpula do Exército

Desde o governo Bolsonaro, sua postura subserviente ao então presidente já incomodava parte do comando militar

Publicada em 10/03/25 às 10:36h - 33 visualizações

DCM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Braga Netto abraçou tentativa de golpe para não perder influência, diz cúpula do Exército  Compartilhar a noticia Braga Netto abraçou tentativa de golpe para não perder influência, diz cúpula do Exército  Compartilhar a noticia Braga Netto abraçou tentativa de golpe para não perder influência, diz cúpula do Exército

Link da Notícia:

Braga Netto abraçou tentativa de golpe para não perder influência, diz cúpula do Exército
 (Foto: Reprodução)
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Walter Braga Netto como um dos principais líderes da tentativa de golpe de Estado ao lado de Jair Bolsonaro. Para integrantes da cúpula militar, sua motivação não foi ideológica, mas pragmática.

No Alto Comando das Forças Armadas, há consenso de que Braga Netto não queria perder influência no núcleo do poder e “voltar para a planície”, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Para esses oficiais, o general da reserva atuou diretamente para impedir a posse de Lula e promover uma ruptura institucional.

Generais de alta patente chegaram a defender colegas como Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, mas não intercederam por Braga Netto. A avaliação interna é que ele abandonou a Força ao ordenar ataques contra militares que se recusavam a aderir ao plano golpista.

Desde o governo Bolsonaro, sua postura subserviente ao então presidente já incomodava parte do comando militar. Ainda assim, Braga Netto tornou-se um dos nomes de maior confiança de Bolsonaro, que o escolheu como candidato a vice, apesar de o general não ter grande apelo eleitoral.

Preso desde dezembro por obstrução de Justiça no âmbito da investigação sobre o golpe, Braga Netto apresentou sua defesa ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (7).

Prisão de Braga Netto aperta cerco sobre Bolsonaro e aliados | MetrópolesJair Bolsonaro e Braga Netto: a postura subserviente do general ao ex-presidente incomodava parte do comando militar. Foto: Reprodução

Na peça, seus advogados criticam a denúncia da PGR, chamando-a de “filme ruim e sem sentido” e atacam o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A defesa de Braga Netto também acusou Moraes de “extrapolar o limite legal” na delação de Cid e alegou que a atuação do magistrado no acordo “foge ao limite da atuação judicial” e “fere a estrutura acusatória do processo penal”.

A PGR denunciou Braga Netto pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça contra patrimônio, deterioração de patrimônio tombado e participação em organização criminosa. Somadas, as penas máximas podem ultrapassar 40 anos de prisão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO