O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Rússia. Lula destacou áreas prioritárias para a cooperação bilateral, com ênfase nos setores de defesa, ciência e tecnologia, educação, aviação, espacial e, especialmente, energia. Ele reiterou a disposição do Brasil em aprofundar os vínculos políticos e comerciais com Moscou.
“Essa minha visita aqui é para estreitar e refazer, com muito mais força, a nossa construção de parceria estratégica. O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses científico-tecnológicos com a Rússia. Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil”, declarou.
O presidente também ressaltou o papel das duas nações no cenário internacional, sublinhando a importância de intensificar as relações econômicas no contexto do Sul Global. “Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do Sul Global e temos a chance de, nesse momento histórico, a gente poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito”, pontuou Lula.