noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Brasil / Cultura / Educação

BRICS aprova plano para pequenos negócios e aposta em transformação digital com foco em IA

Reunião em Brasília lança ações conjuntas para inovação e sustentabilidade, com destaque para o papel estratégico dos pequenos negócios

Publicada em 23/05/25 às 12:39h - 8 visualizações

Brasil 247


Compartilhe
Compartilhar a noticia BRICS aprova plano para pequenos negócios e aposta em transformação digital com foco em IA  Compartilhar a noticia BRICS aprova plano para pequenos negócios e aposta em transformação digital com foco em IA  Compartilhar a noticia BRICS aprova plano para pequenos negócios e aposta em transformação digital com foco em IA

Link da Notícia:

BRICS aprova plano para pequenos negócios e aposta em transformação digital com foco em IA
 (Foto: Reprodução)
Na 9ª Reunião dos Ministros da Indústria do BRICS, realizada na última quarta-feira (21), em Brasília, os pequenos e médios negócios ocuparam o centro das discussões e decisões do bloco. O encontro resultou no lançamento do Plano de Ação 2025–2030 voltado às pequenas e médias empresas (PMEs), além da divulgação do relatório “Transformação Digital na Era da Inteligência Artificial”. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Pela primeira vez, o BRICS – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – aprovou uma iniciativa conjunta especificamente dedicada às PMEs. O plano estabelece diretrizes para fortalecer a capacitação tecnológica, fomentar a digitalização e ampliar o acesso à inteligência artificial entre os pequenos empreendedores dos países-membros. A declaração final do evento também enfatizou a importância da reindustrialização sustentável e da inclusão produtiva.

“O caminho é mais multilateralismo, mais comércio, o caminho é diálogo. Isso é o que se exercitou hoje o dia todo”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. “Se discutiu o apoio às pequenas empresas, o acesso delas à inteligência artificial, à digitalização. Enfim, foi uma reunião proveitosa”, avaliou.

Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, destacou a criação de um grupo de trabalho para dar continuidade às ações entre os países do bloco. “A criação deste grupo de trabalho no âmbito da nova revolução industrial é um marco estratégico que nos permitirá ampliar o intercâmbio de experiências em torno da economia global”, disse.

Segundo o gerente da Assessoria Internacional do Sebrae, Vinícius Lages, a ênfase nas pequenas e médias empresas representa um avanço estratégico. “O que se busca é inovar, ter empregos, uma transição justa. A gente está vivendo um conjunto de desafios geopolíticos e econômicos mundiais. Os pequenos negócios são a maioria dos agentes econômicos dentro do BRICS, no ponto de vista de números”, afirmou.

Para Lages, a inclusão das PMEs na pauta do BRICS é fundamental diante dos desafios globais. “Os pequenos negócios estão dentro dessa categoria, de uma base da pirâmide social. Estamos, portanto, considerando que foi um avanço muito grande a integração dessa nossa pauta na reunião do BRICS”, concluiu.

Durante a reunião, também foi anunciado o lançamento do Hub de Conhecimento de Startups e o Fórum de Alto Nível sobre Inteligência Artificial, desenvolvido em parceria com a China. A agenda conjunta contempla ações ligadas à economia circular, ao ecodesign, à eficiência energética e ao uso sustentável dos recursos naturais — temas considerados prioritários na transição para uma nova era industrial mais verde e inclusiva.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO