Diante das dificuldades em aprovar a anistia no Congresso e do avanço da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a tentativa de golpe no país, aliados de Jair Bolsonaro (PL) reconhecem que a saída mais viável para beneficiar o ex-presidente seria a eleição de um candidato de direita em 2026, conforme informações do G1.
Segundo essa avaliação, caso um candidato de direita assuma a Presidência, ele teria a possibilidade de conceder perdão a Bolsonaro e aos seus ex-assessores, que estão prestes a serem condenados por envolvimento na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
Embora os aliados de Bolsonaro ainda tentem aprovar a anistia aos envolvidos no golpe e paralisar a ação penal no STF, muitos admitem, reservadamente, que essas metas estão se tornando cada vez mais difíceis de alcançar.
Em relação à anistia, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, já deram sinais claros de que não irão pautar a votação do projeto. Se aprovado, o projeto beneficiaria não apenas Bolsonaro, mas também outros envolvidos na tentativa de golpe, que ainda estão sendo julgados pelo STF.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Foto: Brenno Carvalho
No caso do projeto que visa bloquear a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), há esperança de que a proposta seja aprovada. No entanto, a expectativa é de que ele seja alterado para impedir o andamento do processo no STF, tanto para Ramagem quanto para outros envolvidos na tentativa de golpe.
Além disso, a oposição já foi informada de que a Câmara só poderá tratar de temas relacionados a Ramagem após sua diplomação. A maior parte dos crimes atribuídos ao deputado ocorreu durante o período em que ele presidia a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Nesta terça-feira (6), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a análise do núcleo 4 da trama golpista. Esse grupo é acusado de disseminar notícias falsas e de pressionar a cúpula das Forças Armadas para que se unisse à tentativa de golpe.