EFEITO LULA: COMBUSTÍVEIS NO BRASIL FORAM OS QUE MENOS SUBIRAM NO MUNDO
Medidas governamentais de controle e subsídios, somadas à política de preços da Petrobras, mitigaram o repasse da alta do petróleo ao consumidor
rep. publ. internet Os combustíveis no Brasil subiram significativamente menos do que a média internacional durante as recentes crises geopolíticas no Oriente Médio.
Medidas governamentais de controle e subsídios, somadas à política de preços da Petrobras, mitigaram o repasse da alta do petróleo ao consumidor.
Veja a comparação dos aumentos entre fevereiro e junho de 2026, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep):
Gasolina: Alta de apenas 4,9% no Brasil, enquanto a média global registrou 17,5% de aumento. Em comparação, nos Estados Unidos a gasolina subiu 36,1%.
Diesel: O Brasil teve alta de 13,6%, valor inferior à média mundial de 23,3% e bem abaixo da disparada de 36,8% vista no mercado norte-americano.
A contenção desses valores foi possível graças a um pacote emergencial do Governo Federal que envolveu subvenções a produtores e importadores, além da estabilização das refinarias.
Para monitorar os valores exatos cobrados nos postos de combustíveis na sua região em tempo real, você pode utilizar o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) ou consultar o Mapa de Combustível da Mundo Logística.





COMENTÁRIOS